segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dica de Leitura


Os Melhores Contos de Loucura - Organização Flávio Moreira da Costa

Uma seleção de autores que conta com a qualidade e diversidade de Tchekhov, Gogol, Pirandello, Edgar Allan Poe, Charles Dickens e Machado de Assis, entre outros, não pode decepcionar qualquer leitor, por mais exigente que seja. É o que acaba ocorrendo ao longo desta antologia organizada por Flávio Moreira da Costa para a Ediouro, lançamento de 2007, onde, apesar da repetição temática, ficamos sempre surpreendidos pela qualidade dos textos.

Outra grata surpresa neste livro foi ser apresentado ao forte trabalho do uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937) que, sem dúvida, conhecia bem o tema da loucura, pois viveu uma existência trágica, marcada pela morte violenta do pai, o suicídio do padrasto, o falecimento de dois de seus irmãos e o suicídio da primeira esposa. Horacio Quiroga acabou se suicidando também ao descobrir que sofria de um câncer gástrico. O conto "A Galinha Degolada" é uma narrativa de horror e tensão psicológica que nada fica a dever aos melhores contos de Poe.

Falando em Edgar Allan Poe (1809-1849), foram incluídos dois contos do mestre da literatura de horror nesta antologia: "O Coração Delator" que, conforme nos alerta Flávio Moreira da Costa em sua introdução, é "menos revestido dos disfarces do fantástico e do horror que outros contos de Poe e tem a loucura como tema e o louco como personagem" e também uma sátira aos tratamentos psiquiátricos da época em "O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena".

No entanto, a minha maior satisfação nesta antologia foi reler "O Alienista" do nosso Machado de Assis (1839-1908) que representa tão bem o humor fino e a ironia do bruxo do Cosme Velho, como o chamava Carlos Drummond de Andrade. A loucura, neste conto, é apenas o pano de fundo para uma sátira feroz ao comportamento do homem em sociedade. Fica comprovado, portanto, que o trabalho de Machado de Assis pode ser incluído em qualquer seleção de literatura universal.

Conteúdo: Blog Mundo de K

Nenhum comentário:

Postar um comentário