segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Livros que marcaram a minha Adolescência

O Gênio do Crime


Seu Tomé é um homem bom, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Existem as fáceis e as difíceis, fabricadas em menor quantidade. Quem enche o álbum ganha prêmios realmente bons. Mas surge uma fábrica clandestina que fabrica as figurinhas difíceis e as vende livremente. O número de álbuns cheios aumenta e seu Tomé não tem mais capacidade de dar todos os prêmios. Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos, a quadrilha é chefiada por um gênio do crime, e os meninos terão de botar a cabeça para funcionar se quiserem resolver a situação.

Autor: João Carlos Marinho 

Três Lados da Mesma Moeda

Encontramos aqui três fases da vida: a infância de Luciana entre crises de asma e as discussões dos pais em processo de separação. Carlão e seu amigo Ingo, descendente de alemães, adolescentes vivendo entre buscas, paixões e pesadas responsabilidades e o velho Tio Werner que está esclerosado e necessita cuidados. Esta narrativa apresenta um narrador onisciente que vai dando andamento aos acontecimentos através dos momentos vivenciados por Carlão, o carioca que veio dar uma força para o amigo que se mudou para São Paulo, o Alemão que está na dúvida se deve ou não internar o tio em um asilo de velhos. Com a desculpa de ter vindo fazer um curso rápido de informática, Carlão fica na casa da prima casada. Ela está passando uma crise forte no casamento e sua filha pequena Luciana, está sozinha e passa contar com a sensível companhia do primo nesses momentos difíceis de dúvida: irão seus pais se separar e o que será dela se isso acontecer? E esse primo mais velho lhe proporciona momentos de descontração e afeto que ela tanto necessita. Carlão ajuda a todos e consegue finalmente declarar sua paixão pela irmã do Alemão, a Beth, prometendo voltar logo a São Paulo. Esse texto sensível conta como pano de fundo com a paisagem paulistana dos bairros dos Jardins e Pinheiros, retratados em ilustrações que visualizam o clima da cidade urbana que se integra a esses momentos vividos intensamente pelas personagens.

Autor: Ricardo Azevedo

Um Sonho no Caroço do Abacate



Esta história é um manifesto contra sentimentos e emoções pré-concebidas e, em especial, o preconceito contra judeus e negros. O autor traz à tona o tema do estranhamento do diferente, a incapacidade de aceitação, pela sociedade, daquele que foge dos padrões sociais e culturais estabelecidos como normais. Mardo, um judeu, e Carlos, um negro, discriminados, lutam para ficar amigos e serem aceitos no colégio e nas respectivas famílias. A mãe de Mardo, judia, ao imigrar para o Brasil, deixa na Rússia um sonho de infância - o de comer abacate. Fruta cara, inacessível, o abacate representa o sonho improvável de liberdade, felicidade, conquista e esperança.

Autor: Moacyr Scliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário